Todo
mundo sabe que dentro dos radiadores dos veículos, tem que conter um produto
que se chama “aditivo para radiadores”. Bom... mas e aí? O fato é que o aditivo
para radiador deve conter anticorrosivo (antiferrugem), para evitar a corrosão
do radiador, deve conter inibidor de temperatura alta (antifervura) para evitar
o super aquecimento, inibidor de temperatura baixa (anticongelante), para
evitar congelamento. O aditivo também deve ser lubrificante para que possa
lubrificar a bomba dágua. Isso é o básico para qualquer tipo de fluido de
radiador. O problema é que existem muitos fluídos no mercado prometendo todas
essas funções citadas acima. Como vamos saber se eles vão cumprir com suas
obrigações na hora do funcionamento? Procure ler atentamente o rótulo do
produto que você vai comprar. Todos os aditivos para radiadores devem ter uma
norma mínima aceitável do Inmetro: NBR 13.705. Em 16/10/97, o Inmetro concluiu
a análise em aditivos concentrados para radiador, a fim de verificar a
conformidade em relação à Norma NBR 13.705/96.
Em
95, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, em conjunto com o
Instituto Paulista da Qualidade, analisou os aditivos concentrados para
radiador devido ao grande número de denúncias com relação a este produto e, das
23 marcas analisadas de acordo com os requisitos da norma americana para o
produto, apenas 6 foram aprovadas em todos eles. Este resultado negativo
mobilizou a ABNT no sentido de criar uma norma brasileira.
Esta
nova avaliação visa verificar se os fabricantes/importadores já se adequaram a
norma.
Este
produto tem em sua composição básica o etilenoglicol ou o propilenoglicol que,
embora possuam a mesma função, a de aumentar o ponto de ebulição da água
utilizada para resfriar o motor do automóvel, evitando o seu superaquecimento,
diferem pelo fato do primeiro ser tóxico e portanto, nocivo à saúde, enquanto o
segundo é um produto que pode ser encontrado até mesmo em pastas de dente.
Porém, não há nenhum tipo de impedimento normativo para sua utilização do
etilenoglicol.
AS
HOMOLOGAÇÕES
As
hosmologações com aprovação de montadoras são muito importantes. Quando
estampadas no rótulo do produto podem passar garantia de se estar usando um
produto de confiança, aprovado pela montadora. Podemos usar como exemplo o
aditivo para radiadores da Fiat, o Paraflu. Este contem a homologação Fiat 9.55523.
ALGUMAS
HOMOLOGAÇÕES MAIS CONHECIDAS NO MERCADO
MERCEDES BENZ:MB325.0
MB325.2
MB325.3
VOLKSWAGEN:
G11 (inorgânico – convencional – cor azul ou verde)
G12
- VW 774D (Orgânico de cor rosada ou uva)
FORD: WSS-M 97B44-C
NORMAS
ALGUMAS
NORMAS MAIS CONHECIDAS NO MERCADO
ASTM
D 3306 - especificação
padrão para o refrigerador do motor da base do glicol de etileno para o serviço
do dever do automóvel e da luz.
ASTM D 4985 - especificação padrão para o refrigerador do motor da base do glicol de etileno para o serviço resistente do motor diesel.
ASTM D 4985 - especificação padrão para o refrigerador do motor da base do glicol de etileno para o serviço resistente do motor diesel.
D15
em refrigeradores do motor - Retirada do padrão Volume 15.05, 2000 D
4656-98, especificação para o refrigerador aqueous do motor da base do glicol de
etileno de Prediluted (% do mínimo de 50 volumes) para automóveis e serviço do
Luz-Dever
SAE
J 1034 – Norma americana (prevenção contra desgaste de metais)
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